Especialista em Gestão
e Planejamento para Academias
@luisamorosofitbusiness
lamoroso.com.br
Consultor Especialista
em Gestão de Academias
@herbertoliveira.com.br
herbertoliveira.com.br
CEO da Tecnofit
@sistema_tecnofit
tecnofit.com.br
A Tecnofit desenvolveu em parceria com os consultores Luis Amoroso e Herbert Oliveira uma análise profunda sobre o cenário atual do mercado fitness brasileiro.
O estudo realizado por esse time de especialistas gerou este DIAGNÓSTICO COMPLETO sobre o que está acontecendo depois dos negócios terem sinais de reabertura e volta de suas atividades, e nos dá respostas para perguntas como:
Qual é a média de alunos cancelados pós-quarentena?
E por segmento de atuação, esse número teve alteração?
Qual é a porcentagem de clientes que retornaram às atividades?
O plano contratado teve alguma influência na retenção dos clientes?
Entre muitas outras dúvidas.
Este relatório será atualizado periodicamente, então salve este link nos seus favoritos e consulte-o regularmente. Afinal de contas, o cenário das retomadas está se atualizando e em pouco tempo as estatísticas podem mudar.
Última atualização dos dados: dia 09/08
Quer descobrir se o seu plano de ação está indo rumo ao sucesso da reabertura? Acesse o checklist:
Antes de entrarmos na análise dos dados, queremos compartilhar um cartaz com 10 conselhos muito poderosos criados com base na experiência de gestores de empreendimentos fitness que já passaram pelo processo de reabertura e dos especialistas que realizaram esse diagnóstico!
Estes 10 passos vão te ajudar a passar por esse momento com muito mais tranquilidade!
Baixe o cartaz, imprima e cole em um local visível para que você se lembre de praticá-los todos os dias!
Aqui apresentamos quais são os Estados que tiveram seus negócios fitness analisados, bem como as unidades com sinais de reabertura:
Com o fechamento das unidades, uma das consequências foi o cancelamento de planos.
Ao analisar os indicadores, constatamos que as empresas fitness de modo geral perderam em média 62,1% dos alunos ativos.
Cada segmento sofreu diferentes reflexos, como mostramos a seguir:
O estudo revela também os números relativos dos negócios que aparentemente já retornaram às atividades.
Nessa parcela de empresas, a perda média de alunos foi de 65,5%, porém essas empresas tiveram uma recuperação de 88,1% sobre a base que se manteve ativa!
Em se tratando de cada segmento, a perda e a retomada ficaram como mostrado ao lado:
Como mostramos no dado anterior, a perda média de alunos foi de 65,5%, mas podemos analisar também os dados por Estados do Brasil.
Vamos lá:
Média de cancelamento de alunos por região:
Temos uma ótima notícia para você!
Nas primeiras semanas após a reabertura, é possível observar uma forte retomada e recuperação do número de alunos perdidos!
Na média geral, a recuperação foi de
88,1%
sobre a base de cliente retidos, podendo ser reflexo de reativação dos alunos antes cancelados ou novas vendas.
E por segmento de atuação, a % de retorno dos alunos foi:
O cálculo de retorno é feito sobre o número da queda.
Por exemplo, se a empresa tinha 100 alunos, sofreu uma perda e ficou com apenas 20 durante a pandemia, mas agora está novamente com 90 alunos, a retomada é igual a 350%.
Já por Estados, os indicadores abaixo representam a retomada dos alunos após a reabertura dos negócios fitness:
Outra dúvida que surge é se o tipo de plano contratado pelo cliente contribuiu para ele se manter ativo durante o fechamento da unidade e após a retomada da operação. E também se os planos oferecidos nas reaberturas ajudaram a melhorar o índice de retorno dos alunos.
A resposta é:
✔ O PLANO MENSAL teve a maior queda de contratos ativos, -77,7% seguido do plano TRIMESTRAL, -63,2% nas unidades com sinais de reabertura
✔ Já as unidades que exploraram mais o PLANO ANUAL antes do fechamento, tiveram uma queda de alunos de -54,5%, número menor do que a média geral
✔ E, observando os indicadores de retornos dos alunos, o PLANO MENSAL está tendo maior aderência:
Será que a forma de pagamento escolhida pelo aluno teve influência na decisão dele de se manter matriculado e ativo na unidade?
Pois bem. A resposta observada através dos dados analisados é sim!
Empresas que optaram em promover e fechar mais contratos na opção de cobrança “Crédito” e "Recorrência Online” tiveram menor queda do que as outras formas:
Já nas unidades com sinais de movimentação de alunos, a queda e retomada de clientes conforme meio de cobrança apresentaram diferentes dados:
Uma coisa que todos os especialistas vêm falando durante a pandemia é: Não deixe a comunicação e a interação com seus clientes de lado!
Mas será que na prática, manter um relacionamento ativo com os alunos ajudou a mantê-los matriculados? Os números dizem que SIM!
A análise demonstra que as empresas que utilizaram ferramentas como a timeline do Aplicativo e a funcionalidade de Treino online perderam menos alunos do que as que não utilizaram. Veja:
No cenário antes da pandemia tínhamos as seguintes médias de frequência dos alunos em academias e centros de treinamento.
Podemos observar no gráfico, que após o mês de abril, a média de treinos dos alunos em estabelecimentos fitness está crescendo gradualmente mês a mês. Em julho e agosto os centros de treinamentos superaram a frequência pré-pandemia, e as academias estão recuperando o ritmo de uma forma mais lenta:
1. O cenário ainda está instável, com decretos ainda sendo instaurados. As estatísticas podem mudar no curto prazo.
2. Vão ocorrer perdas mesmo após a reabertura, porém vai ocorrer também a retomada de alunos, equilibrando seus números.
3. Os negócios que antes da pandemia trabalhavam mais as operações Recorrência e Crédito, apresentaram menor impacto nos contratos ativos. E nos retornos, as formas de cobrança Dinheiro e Débito estão sendo as mais procuradas.
4. Unidades que mantiveram seu contato ativo com os alunos durante o fechamento, engajando-os através de treinos on-line e mantendo sua comunicação pelo aplicativo, apresentaram menor queda.
5. Plano Anual contribuiu para uma melhor retenção dos alunos durante os fechamentos.
6. Plano Mensal é o mais requisitado pelos clientes nos retornos das atividades.
7. A frequência dos clientes pós-reabertura está menor do que a anterior à pandemia. Porém, essa frequência média está aumentando semana a semana.
8. Oferecer um serviço diferenciado, entregando valor agregado, ajuda na aceleração do seu negócio quando houver a retomada das atividades presenciais.
Não fique parado esperando! Só você pode tirar as ações do papel, e o momento para isso é AGORA. 😉
Preencha este checklist e descubra se o seu plano de ação está indo rumo ao sucesso da reabertura!